Tapioca, um lanche tradicional do Brasil

Continuando o resgate de alguns lanches típicos do cardápio brasileiro, hoje nós vamos tratar de um membro da “dinastia”1 da mandioca: o polvilho doce. Este ingrediente é utilizado para fazer a tapioca, um dos mais tradicionais e deliciosos lanches brasileiros.

O polvilho, curiosamente obtido das raízes da mandioca2, é altamente concentrado em amido e por isso também é chamado de amido de mandioca. Outra curiosidade é que a mandioca e seus derivados, itens absolutamente indispensáveis no cardápio indígena, foram rapidamente incorporados na alimentação dos portugueses e africanos a partir do século XVI. Considerados uma “novidade alimentar”, o polvilho e a farinha de mandioca passaram a ser utilizados para o preparo de pães, bolos e caldos.

Atualmente, a versátil mandioca e seus derivados, apesar de serem alguns dos mais tradicionais itens do cardápio brasileiro, também estão entre os alimentos cujo consumo está declinando mais rapidamente na população. No caso da farinha de mandioca, especificamente, o seu consumo pelas famílias brasileiras caiu de 31% (quase um terço) nos últimos 10 anos3. No seu lugar estão entrando “novidades alimentares” como biscoitos recheados, salgadinhos industrializados, salgados, pizza e refrigerantes no cardápio do diário. Nesta frequencia de consumo, no entanto, estes alimentos típicos “de festa” são as principais causas do elevado do teor de calorias, açúcar, sal e gorduras saturadas e do baixo teor de fibras e outros nutrientes essenciais no padrão alimentar da maior parte dos brasileiros.

A tapioca, por outro lado, pode ser uma alternativa de lanche saudável. Muito consumida no café da manhã no Nordeste do Brasil e cada vez mais popular nas feiras livres e entre vendedores ambulantes, você também pode prepará-la em casa. Mesmo sua versão simples, com quantidades moderadas de sal e de manteiga, é deliciosa!  Como sugestão, combine-a com um café com leite bem quentinho.

1 Câmara Cascudo, L. História da Alimentação no Brasil, 1º Volume. Companhia Editorial Nacional, São Paulo, SP, 1967.

2 Takahashi, M.; Fonseca da Silva Junior, N.; Torrecillas, S. M. Mandioca no Paraná: antes, agora e sempre. IAPAR, Curitiba, 2002.

3 BRASIL. IBGE. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009. Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil. Rio de Janeiro, RJ, 2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s